segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sobre o conteúdo abordado no site

A idéia de desenvolver um hotsite que falasse sobre jogos foi a ideia inicial de quase todos os membros, e enfim tivemos muito trabalho, isso porque foi necessário muito mais do que vasculhar em busca de jogos, o foco era mais especificamente voltado para o desenvolvimento . O assunto era sério, e a temática ainda é pouco abordada, mas é extremamente importante que haja a divulgação desses conhecimentos, até mesmo, para fomentar futuros projetos no nosso país, que ainda engatinha na produção de jogos eletrônicos.
Mas antes de me aprofundar mais no assunto, resolvi assistir o documentário da BBC "A era dos video games" , o que me influenciou, inclusive, a produzir um vídeo com o título a "evolução dos jogos digitais", que apresenta games que marcaram época desde a origem dos primeiros jogos, ainda no periodo dos arcades, até os dias atuais. Este video acabou tendo um link colocado no próprio site (numa tevêzinha no canto inferior esquerdo).


Alguns trechos de destaque no site:

"O Game tornou-se elemento cultural que dá identidade a nossa geração e também a impulsiona a se portar como assimiladora insaciável do novo, rompendo com qualquer entrave que no passado dava a condição de mero ouvinte ou telespectador à pessoa."
"Criar um jogo não é apenas mexer num programa de computador e voilá seu jogo tá feito. É preciso muito mais do que a sede de sair inserindo elementos no seu “mundo” virtual e botá-los para interajir. A tarefa de montar um jogo é muito mais complexa, e exige planejamento e organização em todas as etapas do processo."

Elementos envolvidos na criação de um jogo:



- Ferramentas de gerência de projeto;

- Editores gráficos 2D (texturas, bitmaps, cenários 2D, etc);

- Modeladores 3D e ferramentas de animação de modelos 3D;



- Ferramentas de suporte ao desenvolvimento do jogo- destaque para a principal que é o Motor de Jogo (Game engine);

- Editores de efeitos de áudio e trilha sonora;

- Editores de níveis dos jogos (fases);


A Seção "Concepção" é a mais prática e considero-a como a que detém as informações mais importantes para quem deseja iniciar-se na criação e implementação de um projeto na área de jogos.


Temos como tópicos:

- Criação;

- Áreas de atuação;

- Storyboard;

- Distribuição;

- Custos;

Estas são as primeiras preocupações que devem ser levadas em consideração muito antes de começar a executar um projeto de um jogo eletrônico. Depois de conseguir formar uma equipe capacitada, de ter concluído a etapa do roteiro e storyboards e de conseguir as licenças necessárias; é só botar a mão na massa, sempre pensando no consumidor do produto, deve-se preparar um design que seja capaz de conciliar a usabilidade, a performance e, se possível, a portabilidade- esses são os principais quesitos que levam um game a ter sucesso no mercado.

Confira o arquivo swf do site:

http://www.4shared.com/video/LCpILJU0/Game_Crafting_1_.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário