sexta-feira, 8 de abril de 2011

O nome da Rosa

O filme, baseado num livro homônimo de Umberto Eco, é de época. Retrata com maestria o dia a dia num mosteiro da Itália medieval, o dogmatismo religioso e a disciplina rigorosa dos que eram responsáveis por preservar o conhecimento através da prática de copiar os livros para "preservar" o conhecimento em tempos em que não existia a Imprensa. Numa atmosfera de obscurantismo intelectual devido ao monopólio da Igreja, desenvolve-se uma trama policial . Após uma série de mortes estranhas que aconteceram no ambiente em um curto intervalo de tempo, um monge franciscano (papel de Sean Conery)- inspirado pelas ideias renascentistas, foi designado para investigar esses estranhos eventos, e seguia os vestígios preocupado em entender racionalmente- à moda de Sherlock Holmes- o que estava por trás dos mortos, que eram encontrados com a língua e os dedos roxos marcas do "demônio", conforme os boatos no local.
O Livro do Riso ( cuja existência é questionável ), de Aristóteles que condenava a livre expressão do humor, como sendo a porta de entrada do demônio na vida do homem e na verdade não se sabe se realmente o livro existiu mas saber apenas o nome já era um signo suficientemente capaz de gerar um desconforto na assembléia eclesiástica.
  • Fotografia: ambientada na Época medieval, traz os trajes adequados à classe social e dá verossimilhança à obra, remete ao que o povo vestia na época.

  • Ícones, símbolos e índices

A cruz- símbolo religioso e de penitência

as pegadas - índice que denunciava o esforço que o assassino dispendiou para carregar o corpo.

as marcas pretas na língua e nos dedos denunciava que era a mesma coisa que causava as mortes.

A prática do copismo dá a ideia de que os monges eram responsáveis pelo preservação do intelecto da época.

A atmosfera de calma e temor indica a imponência da Igreja.

  • Sons (músicas, efeitos)

reforçam a atmosfera sombria e de mistério (é o recurso essencial em filmes policiais)

  • Caracterização dos personagens

Um personagem importante e, talvez, o principal seja o jovem rapaz, Adson de Melk que está aprendendo com o mestre a desenvolver sua inteligência. Passa por experiências particulares, que parecem ter marcado sua vida. Seu amadurecimento e suas descobertas são os elementos-chave da trama.


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