segunda-feira, 20 de junho de 2011

Análise do filme Sherlock Holmes


O filme Sherlock Holmes é baseado no famoso personagem de Sir Arthur Conan Doyle, um detetive reconhecido por agir sempre instintivamente pela lógica e por utilizar de métodos nada convencionais para desvendar seus casos (talvez seja por isso que o tipo de signo mais recorrente nesse tipo de filme seja o índice - uma descoberta sempre aponta para um fato e direciona os personagens a tomar alguma atitude- mas apresenta também alguns símbolos como o pentagrama, entre outros associados à feitiçaria).
O filme, em tom policial sofisticado, mantém a exuberância de Londres da era Vitoriana e usa claramente cores escurecidas nas cenas, embora a maior parte do filme acontece à luz do dia - isso talvez seja para realçar o tom de mistério, assim como contribui para manter coeso o tom lúdico, que lembra o gênero western - até na tipografia utilizada . os efeitos sonoros e a empolgante trilha sonora de Hans Zimmer que pontua os momentos mais intensos do filme, mantém uma certa harmonia e, em algumas partes, é curioso observar uso de trilhas sonoras tranquilas em cenas de perigo.
Holmes e Watson são a dupla perfeita, cada um ajuda, assim como atrapalha o outro - ajudam pelas suas espertezas e atrapalham pelas suas fraquezas - mas, no fim, sempre um salva a pele do outro. A trama parece um quebra-quebra, elementos místicos tentam confundi-los, mas Holmes e seu ceticismo não se deixa ser intimidado e cada nova dificuldade, traz para ele uma nova peça para decifrar o mistério e capturar o professor Moriarty (o vilão macabro da estória). Irene Adler, por quem Holmes nutre um verdadeiro fascínio, é uma mulher de grande astúcia que se mostra à frente de seu tempo. No filme, ela se revela através da química perfeita com o nosso detetive, mas também como uma personagem misteriosa cujas motivações ficam ocultas até o fim. O filme nos cativa pela postura cômica e imprevisível dos seus personagens sem causar estranhamento. As cenas de ação foram muito bem produzidas, e o filme apresenta uma harmonia entre ação, suspense e comédia. Acho que agrada a todos aqueles que curtem o gênero policial inteligente, e também nos garante boas risadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário