sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sobre o trabalho final

Como foi dito na apresentação, utilizamos na nossa interface a metáfora do Picasa - tal como aproveitamos para mantê-la com um design coeso, preservando as cores, fontes, affordances, grid de modo que qualquer usuário do picasa não estranhasse o programa depois que o plugin fosse ativado.

O nosso produto teve com uma etapa crucial de sua elaboração conhecer o público-alvo, para que a partir do perfil dos nossos usuários fosse elaborado uma interface que garantisse uma identificação tanto quanto no visual como na sua utilização. Levamos em conta outros programas de computador que eles tinham experiência, e resolvemos deixar o design o mais simples possível, o que não nos impediu de adicionar funcionalidades para o usuário mais avançado, mas damos ênfase na realização de tarefas simples como apenas selecionar fotos e confirmar as tags geradas para elas ou adicionar uma tag como favorita.

Os ícones, índices e símboloes ajudam na navegação- são simples e de comunicabilidade clara.

Até na forma sequencial que as funcionalidades foram colocadas, percebe-se a sequencialidade das operações que o usuário será capaz de cumprir.

1º- adicionar uma tag;

2º- visualisar se a tag no campo, assim como excluir alguma tag inapropriada;

3º-buscar tags geradas pelo sistema;

4º-Confirmar as tags;

Demos preferencia à formas arredondadas nos botões, pra dá a ideia de dinamismo e as cores no tom de cinza claro dão a ideia de leveza, suavidade e até limpeza, e não tira o foco do objetivo principal do programa que é a interação, ou seja, não exije um esforço maior do usuário em assimilar e se adaptar ao visual da interface. Para concluir, vale ressaltar que aspectos de acessibilidade e usabilidade estão diretamente relacionados com as personas (arquétipos de usuário) propostas. Se, por acaso, o projeto deixou de fora algumas funcionalidades interessantes, isso se deve por que não fazia parte dos requisitos pré-estabelecidos logo após as entrevistas com o público alvo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário